Seja bem-vindo! Hoje é

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dicas para agir em vez de calcular sempre... Genética

Para o pessoal que está estudando Genética no Ensino Médio, aí vão algumas dicas para resolução de proporções nas Leis de Mendel:

O cruzamento de homozigotos sempre dará 100% da prole heterozigota, isto é:

CC x cc = 100% Cc

O cruzamento de um homozigoto (dominante ou recessivo) com um heterozigoto será 50% da prole para ambos genótipos dos progenitores, ou seja:

CC x Cc = 50% CC e 50% Cc            ou             cc x Cc = 50% cc e 50% Cc


O cruzamento de dois heterozigotos (antigamente chamados "híbridos") dará sempre na prole 25% de homozigotos dominantes, 50% de heterozigotos e 25% de homozigotos recessivos; isto é:

Cc x Cc = 25% (1/4) CC, 50% (1/2) Cc e 25% (1/4) cc   

ou simplesmente  

1 : 2 : 1 

Um comentário:

  1. ola eu estou no 8 ano e estou aprendedo sobre genetica tenho um aprova amanha segunda feira e presisso de ajuda para calcular a genetica mas acho q por essa explicaçao ja consigo ter uma ideia mais o menos de como calcular!

    ResponderExcluir