Seja bem-vindo! Hoje é

domingo, 31 de julho de 2011

Viva à Zoologia! Filo Porifera

Olá queridos leitores! Voltando das férias já animado pra falar dos animais!

O grupo animal de hoje é o filo Porifera. [Porus=poro; Feres=portador]. Este filo tem como representantes às esponjas, que não possuem tecidos/órgãos especializados. São os animais mais antigos do planeta e podem chegar a 2m de diâmetro. São sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato, além disso são exclusivamente aquáticos. Elas têm basicamente duas estruturas, a espongiocele (antigamente chamada de átrio) e o ósculo (grande abertura), além dos poros (ou óstios).
As esponjas se alimentam por filtração, respiram e excretam por difusão e podem possuir estruturas  de CaCO3 ou  Si denominadas espículas,  que servem para a sustentação, junto com a espongina, proteínas semelhante ao colágeno presente em  todos os integrantes do filo. Elas podem se reproduzir por brotamento, regeneração ou sexuadamente, mesmo sendo monoicas (hermafroditas), elas não se autofecundam.
Apesar de parecerem seres insignificantes, as esponjas têm grande importância, fazendo simbiose com vários organismos, a partir delas descobriu-se vários antibióticos, substâncias anticancerígenas, antimaláricas e antivirais [inclusive o princípio ativo do AZT, importantíssimo no combate a aids]. Viva as esponjas! Próxima postagem será sobre os cnidários... Animais urticantes!

2 comentários:

  1. Olá professor Zé!
    Gostei muito de seu blog deixei um recado em seu twitter. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Nicole Veiga ^,*
    ameiii a aula sobre o
    filo Porifera.
    bjux..

    ResponderExcluir