Seja bem-vindo! Hoje é

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filo Cnidaria

Olá leitores... Como prometido, vamos ao filo de hoje. Cnidaria [Cnida = urtiga] é o segundo na escala evolutiva e os seres que compõem o filo apresentam o que chamamos de simetria radial, ou seja, pode-se dividir os animais num plano em mais de duas partes iguais. Muitos são sésseis e outros sedentários ou móveis, mas as principais características são a presença de células urticantes chamadas cnidócitos ou cnidoblastos, que tem função na captura de alimento e defesa do animal e tentáculos ao redor da boca. Também são diblásticos, cujo ectoderma origina a epiderme [camada externa] e o endoderma a gastroderme [camada mais interna].
Eles podem apresentar no ambiente duas formas corporais: pólipo [geralmente séssil] ou medusa [móvel]. São carnívoros e exclusivamente aquáticos, sendo a maioria marinha e alguns de água doce. Muitos cnidários causam acidentes aos banhistas, enquanto outros têm grande importância no ecossistema, como na formação de recifes e simbiose com microalgas [responsáveis pela renovação de O2 no planeta!]. Esses animais possuem organização nervosa difusa e respiração/excreção por difusão.
   A maioria dos cnidários são monoicos [hermafroditas] mas geralmente ocorre fecundação cruzada e brotamento. Há também indivíduos que se reproduzem alternando entre geração polipoide [assexuadamente] e haploide [sexuadamente] - a metagênese.
   Existem quatro principais classes no filo Cnidaria: Anthozoa [Corais, anêmonas], Hydrozoa [Hidras, caravelas], Scyphozoa [águas-vivas] e Cubozoa [vespa-do-mar].



Nenhum comentário:

Postar um comentário