Seja bem-vindo! Hoje é

domingo, 31 de outubro de 2010

O projeto sobre Investigação Alimentar foi um sucesso no Ciência Jovem

Investigação alimentar: a busca de parâmetros nutricionais por alunos do Colégio VEJA de Abreu e Lima

O dia-a-dia corrido e a praticidade na obtenção de alimentos atualmente, culminam numa preocupação que vem sendo intensamente divulgada pela mídia (repórter, novela, revistas e jornais): a má alimentação. Os alimentos industrializados ganham cada vez mais espaço. Hoje, se fala de transgênicos, gorduras trans, alimentos funcionais, integrais, orgânicos, reeducação alimentar, etc. Se vê também muitas dietas “bizarras” com o milagroso objetivo de emagrecer, lanches inadequados para crianças e adolescentes, falta de  acompanhamento nutricional adequado aos alunos e muitos mitos relacionados com a alimentação, além da chamada suplementação alimentar para os frequentadores de academias e diversas doenças causadas por um hábito alimentar não tão saudável. Visando esta problemática, o presente trabalho propendeu uma análise de parâmetros e perfil nutricional, da comunidade do centro do Município de Abreu e Lima e no Colégio Mickey (associado ao Colégio VEJA), com os objetivos de investigar questões alimentares da comunidade escolar e do centro de Abreu e Lima; incentivar pais e alunos a adotarem políticas alimentares mais corretas; mostrar alternativas para uma boa alimentação; divulgar notícias e conhecimentos sobre nutrição à comunidade adolescente e aplicar conceitos de bioquímica para o dia-a-dia alimentar. Foram realizados procedimentos como medição de IMC, entrevistas, experimentos, jornais, confecção de horta sustentável, café saudável, o lançamento do “Portal Se nutrindo” na rede, além de outras etapas e uma mobilização completa por parte dos Colégios envolvidos em prol da qualidade de vida e aprendizado.
Verificou-se que o trabalho teve um alto grau de aceitação por parte dos alunos dos colégios Mickey e Veja, além de provocar grande impacto positivo na alimentação da comunidade escolar. Atráves do tracejo do perfil nutricional, houve a participação ativa de outros alunos que quiseram se envolver no projeto. Comprovou-se a presença de nutrientes importantes nos alimentos além de descobrir o poder funcional destes e de vários outros produtos, por meio de artigos e experimentos. Se vê claramente a importância da divulgação científica para os jovens por meio de redes sociais, o blog Se Nutrindo já conta com dezenas de seguidores antenados numa melhor qualidade de vida.

O projeto foi apresentado na XVI Ciência Jovem, uma das quatro maiores feiras de ciências do Brasil, que ocorreu no Espaço Ciência (Olinda - PE) e foi um sucesso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário